Piauí - Roteiro Turístico no Período da Semana Santa

A Semana Santa do Piauí é uma importante fonte geradora de renda para o estado. Pois aquece o comércio local, a rede hoteleira e a venda ambulante. Quem chega ao Estado no período sente um clima diferente, pois tudo fica voltado para as ações religiosas, desde a programação das igrejas até as atividades artísticas e culturais. 

Ao contrário do que muitos pensam, já existe um roteiro turístico religioso na região. Composto por várias atrações, entre eles, temos a opção de sair de Teresina (capital) e seguir por 20 km até chegar à gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que adquiriu no ano de 2013 uma nova estrutura para receber os turistas; um local de devoção e fé dos Católicos. Depois pode ser vista a belíssima Oeiras, primeira capital do Estado do Piauí, que estar situada a 318 km da capital Teresina e que possui a Catedral de Nossa Senhora das Vitória, com mais de 350 anos de fundação. Estando lá, na quinta-feira santa, acontece, todos os anos, uma das maiores e mais bela procissão do Brasil, o Fogaréu, que tem em sua tradição o costume de somente homens participarem, levando tochas de fogo. 

Partindo de Oeiras/PI você encontrará a 98 km a cidade de Floriano/PI, que abriga o Teatro Cidade Cenográfica e o espetáculo Paixão de Cristo, situa-se na zona fisiográfica do Médio Parnaíba, à margem direita desse rio. A cidade fica a 243 Km da capital do Piauí, Teresina. Possui aproximadamente 60.000 habitantes. Por ser o portal de entrada da região Sul do estado e dos cerrados piauienses, possui vocação natural para ser um grande centro comercial e turístico de uma região de 58 municípios de vários Estados.

O evento da Paixão de Cristo é realizado com diversas finalidades: para comemorar a páscoa, desenvolver a cultura local, potencializar o turismo na região, expor e divulgar produtos do estado. Durante sua realização observa-se o crescente número de turistas na cidade, que se hospedam por longas estadas, contribuindo para a arrecadação local: frequentam lojas, teatros, bares, restaurantes, etc. Outros permanecem somente um dia para assistir uma das apresentações e retornam para suas cidades de origem. Hoje, o evento possui a credibilidade de ser o maior na área do turismo religioso do estado do Piauí e um dos maiores do Brasil.

Todos os anos o evento-espetáculo acontece na sexta-feira Santa e sábado de Aleluia, às 20h, no Teatro Cidade Cenográfica, segundo maior a céu aberto do Brasil, organizada pelo Grupo Escândalo Legalizado Teatro – ESCALET, sempre com entrada franca. Com a participação dos atores nacionais e locais. 

A Paixão de Cristo em Floriano conta com apoio do Governo do Estado do Piauí, SECULT - Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, Prefeitura do Município de Floriano, Caixa Econômica Federal, Ministério da Cultura, Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, Credshop, Drogaria Globo, São Jorge Supermercado, Comercial Carvalho, R. Damasio, Casas das Linhas, Ferro Norte, Analise Contabilidade, SEBRAE, Banco do Nordeste do Brasil, Jeva/Rommanel, Armazém Paraíba e Fiat Santa Clara.

 

  • (89) 99984-5455
  • (89) 99984-5455
  • grupoescalet@yahoo.com.br
  • Rodovia PI - 05 n. 2747 – Bairro Santa Rita – Floriano/ Piauí - CEP: 64.800-000.
© Copyright 2010/2017, Paixão de Cristo PI - Todos os direitos reservados.