Ação, Trabalho e Solidariedade

AÇÃO, TRABALHO E SOLIDARIEDADE

 

AUDIOVISUAL

Durante todo o ano são oferecidos pelo Escândalo Legalizado Teatro – ESCALET, cursos na área do audiovisual, tais como roteiro, direção de cena, direção de fotografia, captura de som, produção, edição de imagem e som.

A iniciativa proporciona ao educando segurança no desenvolvimento de atividades relacionadas às novas mídias e profissionalização na área do audiovisual. O projeto tem alcançado grandes resultados, principalmente junto aos jovens de baixa renda, formando e inserindo-os no mercado de trabalho. 

A ação é desenvolvida em quatro estados do país: Piauí, Tocantins, Ceará e Maranhão, nas cidades de Floriano/PI, Pio IX/PI, Juazeiro do Norte/CE, São Luís/MA, Tocantinópolis/TO e Porto Nacional/TO.

Durante a realização do projeto um total de 946 alunos já foi profissionalizado.

 

ARTES CÊNICAS

As oficinas realizadas pelo Escândalo Legalizado Teatro – ESCALET, através de projetos apoiados pelos programas BNB de Cultura e do Ministério da Cultura, têm profissionalizado jovens e adolescentes em 63 cidades do Brasil. 

O objetivo é capacitar e incentivar jovens da comunidade em geral, repassando a teoria e a prática da arte de interpretar, tornando o educando apto para competir no mercado de trabalho na área das artes cênicas. Além de reciclar o conhecimento daqueles que, de alguma forma, já atuam nessa área. Durante cada oficina realizada são distribuídos pequenos textos para serem estudados e discutidos no final de cada aula, despertando no aluno o senso crítico e o gosto pela leitura. 

No final das oficinas são realizadas apresentações de cenas visando avaliar o aprendizado, e 2.652 jovens já participaram das oficinas.

 

DANÇA 

O grupo de dança Cultura de Rua e o Escândalo Legalizado Teatro - ESCALET trabalham anualmente com oficinas de dança, atendendo diretamente 503 jovens em todo o Piauí, resultando na montagem de coreografias que são apresentadas ao público. Todas são frutos de uma intensa pesquisa realizada em conjunto pelos grupos e, logo após, desenvolvidas em equipe, permitindo ganho profissional aos integrantes do espetáculo. 

Desse resultado surgem multiplicadores para a realização de oficinas que fazem parte de uma turnê que percorre cidades da região Nordeste, e nesses locais são realizados cursos com o intuito de incentivar os jovens à arte de dançar. 

 

TÉCNICAS CIRCENSES

A arte circense está atuando no interior do Piauí através dos cursos oferecidos pelo Escândalo Legalizado Teatro, Teatro Cidade Cenográfica e Cia. os Tais do Teatro, os palhaços e sua trupe incentivam o aprendiz a preservar o circo, que enfrenta muitas dificuldades em sua manutenção em todo o Brasil. 

O projeto “Circo Circulando o Piauí” oferece oficinas de Tecido Aéreo, Perna-de-pau e Clown que proporcionam flexibilidade, modelagem do corpo, desenvolvimento da força muscular, além de possibilitar a vivência de dançar no ar e a aventura de lançar-se no espaço em busca de novas sensações, tudo isso é alcançado pelos alunos durante as aulas. 

A ação é direcionada para crianças, adolescentes e adultos, buscando respeitar o tempo de aprendizado de cada um. Ao todo, 976 pessoas da comunidade já foram beneficiadas pela atividade. 

 

IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA DE TEATRO

Em 2009, o Escândalo Legalizado Teatro implantou o curso técnico em Artes Dramáticas, no Teatro Cidade Cenográfica, atualmente reconhecido pelo Ministério da Educação, que fornece o certificado a nível médio. 

Sabendo das limitações da educação, o Grupo buscou formas para garantir a profissionalização do educando. Assim, o curso não se limita somente a teoria, mas a prática da representação permeada em todos os seus momentos, o que é fundamental nas artes cênicas. A Escola de Teatro é essencial para o artista local, já que lhe possibilita competir com outros artistas do Brasil de igual para igual. Abrindo-lhe portas para novos horizontes.  

A iniciativa é um marco na história do teatro piauiense. Durante os últimos anos foram formados e inseridos no mercado de trabalho 59 artistas. 

 

TEATRO CIDADE CENOGRÁFICA – O SEGUNDO MAIOR DO BRASIL

O Teatro Cidade Cenográfica possui estrutura completa, que inclui auditório com 100 lugares, biblioteca, museu, administração, sala de audiovisual, estúdio de gravação e salas de aula, além de um espaço aberto com 40 mil metros quadrados. O espaço atende a toda a população da cidade na realização de eventos, encontros, palestras, festivais e aulas extraclasses nas mais diversas áreas, tais como educação, saúde, esporte ou empresarial. O Teatro Cidade Cenográfica também serve como fonte de pesquisa para historiadores da região por ser um teatro histórico onde é encenada a maior história de todos os tempos, o espetáculo da Paixão de Cristo. 

 

ESPETÁCULO - A MAIS FORTE 

A Mais Forte é baseada na obra de August Strindberg, montada pelo Escândalo Legalizado Teatro, retrata a história de duas amigas que dividem o mesmo parceiro, onde a força de uma agride e ultrapassa todos os limites dos argumentos frágeis da outra.

O grupo está na terceira montagem do espetáculo, e cada vez que o reproduz realiza uma nova pesquisa buscando uma interação maior entre corpo e mente.  A Mais Forte já foi apresentada no 3º Festival Nacional de Teatro, realizado no Piauí, e no 3º Festival Nacional de Teatro Beco das Culturas, realizado em Minas Gerais. 

Mais de quatro mil espectadores já assistiram ao espetáculo em 28 apresentações.

ESPETÁCULO - O PAGADOR DE PROMESSAS

De autoria de Dias Gomes, O Pagador de Promessas é um marco no teatro brasileiro, e ganhou montagem cinematográfica em 1962, recebendo a Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cannes, na França. A história revela a formação histórica do nosso povo, pois traça um interessante retrato da miscigenação brasileira e tem uma grande preocupação em destacar a sincera ingenuidade e devoção dos fiéis em oposição à burocratização imposta pelo sistema católico. O espetáculo esteve presente no 2º Festival Nacional de Teatro, realizado no Piaui.  

Mais de dez mil espectadores já assistiram ao espetáculo em suas 45 apresentações. 

ESPETÁCULO - O REI LEÃO 

A peça é uma adaptação do dramaturgo César Crispim da linguagem do cinema de animação para o teatro. Montada pela Cia. os Tais do Teatro, o espetáculo é sucesso nos palcos do Piauí.

A história narra as aventuras da rainha Kiara, filha do rei Simba, que precisa se familiarizar com a maravilhosa e mais perigosa selva a sua volta. O Rei Leão é indicado para espectadores de todas as idades e deixa o público apaixonado e envolvido por essa bela história. Já esteve presente no 3º Festival Nacional de Teatro, realizado no Piauí. 

Mais de três mil espectadores já assistiram ao espetáculo em suas 15 apresentações. 

PIAUÍ MIX

Em paralelo as exibições dos filmes durante o 9º Encontro de Cinema e Vídeo dos Sertões foi realizado também o 7º Piauí Mix com apresentações de shows musicais. O evento é voltado para a população piauiense e cineastas de todo o país representante dos filmes que participam do Encontro. 

Os participantes se divertem com a mistura de vários ritmos executados pelas bandas convidadas a participar do evento, sempre levando música de alta qualidade.

PONTÃO DE CULTURA EM PARCERIA COM 12 CIDADES

Através do Projeto Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”, o Grupo Escalet pôde ministrar cursos de teatro e cinema com o objetivo de profissionalizar os artistas dos Pontos de Cultura dos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Tocantins. 

Foram produzidos seis documentários e seis espetáculos de teatro nas cidades de Floriano/PI, Pio IX/PI, Juazeiro do Norte/CE, São Luís/MA, Tocantinópolis/TO, Conceição do Canindé/PI, Picos/PI, Santa Rita/MA, Barra do Corda/MA e Guaraciaba do Norte/CE. 

DOCUMENTÁRIOS - CACURIÁ

É uma dança típica do estado do Maranhão, no Brasil; surgida como parte das tradições juninas, dona Teté é considerada a maior mestra da cultura popular maranhense, e é o enfoque do documentário. Este filme faz parte de uma série de documentários culturais realizados pela Escalet Produções Cinematográficas. 

DOCUMENTÁRIOS - TROCANDO EM MIÚDOS

O filme é uma experiência gratificante, pois traz de volta uma linguagem cinematográfica que trabalha a imagem mais do que o texto, revelando outras possibilidades de fazer cinema.  Através da tradicional feira realizada em Juazeiro do Norte/CE, são revelados personagens folclóricos, como os vendedores, ambulantes, bêbados e compradores.

DOCUMENTÁRIOS - TRÊS PESSOAS, UM DESTINO E UM DESATINO

O filme foi uma produção do Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” e da Escalet Produções Cinematográficas. Trata-se de um longa-metragem, gênero comédia, ambientado entre o fim dos anos 80 e início dos anos 90; ao todo foram três meses de trabalho buscando o aprimoramento técnico da equipe e a realização de um filme que agradasse ao público. 

DOCUMENTÁRIOS - OS FERAS

Mostra a alegria contagiante dos foliões, o encantamento da criançada e a descontração dos participantes, seja durante viagens, nos alojamentos ou nas quadras onde acontecem as apresentações. Com alegria o grupo inspira outras agremiações maranhenses.

DOCUMENTÁRIOS - ANJO DO PELOURINHO

O vídeo revela fragmentos da vida do Mestre Clarindo Silva, conhecido como o “Anjo do Pelourinho”.  Entre os casarões históricos de Salvador, ele construiu sua vida e conta sua história, lembrando como chegou a Salvador e como criou paralelos entre a Cantina da Lua, o Pelourinho e seu “eu”.  Carismático, o Mestre circula entre os prédios, e, de forma natural, fala de sua importância para a cidade e relembra as figuras ilustres que ali passaram e viveram. 

DOCUMENTÁRIOS - PÁSSARO LIVRE

O filme retrata a exploração pelo trabalho infantil, resultado da condição de extrema pobreza da família brasileira, abordando a importância da contribuição financeira desse trabalho que acaba se tornando decisiva para a manutenção da unidade familiar. Pássaro Livro trata ainda do enorme tempo dedicado por essas crianças e que é incompatível com as atividades escolares. 

  • (89) 99984-5455
  • (89) 99984-5455
  • grupoescalet@yahoo.com.br
  • Rodovia PI - 05 n. 2747 – Bairro Santa Rita – Floriano/ Piauí - CEP: 64.800-000.
© Copyright 2010/2017, Paixão de Cristo PI - Todos os direitos reservados.